sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Triste. E Evitável



É triste ter razão...Lamento as vítimas, pouco ou nada sensibilizadas para os fenómenos geológicos por um lado - ponham a Geologia de lado como até aqui, interessa é Biotecnologia, Medicina, claro! É como na lei, espera-se do povo que a saiba de cor e salteada... Sobre o fenómeno GEOLÓGICO", aposto que nem agora há geólogos por perto, ainda que depois do mal... P.Civil?! Bombeiros?!... Pois. Era preferível falar-se antes de Prevenção, a sério e de uma vez por todas. Acreditam agora!?! À Ciência e Dignidade Profissional, ainda em falta, junta-se a urgência em Proteger com Eficácia... Porque não é a Natureza que nos anda a pregar partidas! Os "fenómenos complexos" não dão justificação para tudo, não deveriam. Há que passar a olhar para o Meio como uma entidade dinâmica e cabe-nos a nós entender e aplicar a Ciência, e o Bom Senso. Estático só se for mesmo quem (não) decide.
A ignorância paga-se e o país de alguns fica à vista! Esse país repete-se, infantil e desastrosamente... Futuramente, com a geodinâmica extrema a ser realidade cada vez mais frequente, vai ser ainda pior.
Agora, só agora como sempre, se vai (dizem os "responsáveis"...) efectuar um outro diagnóstico em vários pontos da Costa. Se o mar estava revolto e houve um sismo na 2ªfeira, estavam à espera de quê para voltar ao local?! E quanto a trabalhos geotécnicos de contenção ao invés de placas!? Proibir até! Mas nem uma coisa nem outra aconteceu, é preciso é Turistas de qualquer maneira. E se houve trabalhos de escavação e/ou terras de obra (ilegal ao que parece) depositadas indevidamente... Que qualificações e responsabilidade mostram as equipas de fiscalização e as próprias Câmaras? A lei, pois a lei não obriga a mais mas... Que tal as Boas Práticas?! Entra-se agora na roda do empurra? Deste e daquele organismo até dar em NADA!
É por estas e por outras que geólogos como eu só têm emprego em Call Centers... De Engenheiros, Arquitectos, Advogados e Economistas é que o país medieval precisa. Lamento a fraca noção dos cidadãos, que nem sabem nomear o que lhes falta...

A falsa Onda de Verão também no Algarve, foi outra prova dos 9, a pôr a nu a disciência de todos, caos que só por acaso não provocou vítimas...Por isso escrevo e denuncio. E faço-o de borla e, também sem emprego.

Acho ainda que desta vez se deveria inaugurar uma nova atitude no país, e dispensar relatórios.
A Vida, mata, e nela é sempre possível fazer-se melhor, mas nunca se fala dos erros de palmatória, daquilo que deveria e podia ter sido feito em tempo. Antes! Já não depois.

Sem comentários:

Enviar um comentário