terça-feira, 16 de junho de 2009

Reab Urbe





Após mais um debate na RTP, materialmente inócuo mas sempre mentalmente tóxico, desta feita sobre reabilitação urbana, não quero acreditar que o país perca esta oportunidade histórica para corrigir erros que são fundamentalmente de Arquitectura, Engenharia, Construtores e investidores, à mercê/agentes de políticas e "oportunidades" servidas de bandeja em forma de leis.
Raro e hilariante mesmo foi esse momento televisivo de autêntico suicídio corporativo, passado num auto-atestado de menoridade deontológica, protagonizado pelo Pres. da AECOPS (classificada por uns de patos bravos, cisnes segundo ele próprio), a prova de que a selva é ainda o sítio em que vivemos!

Bom, mas importante mesmo é o Futuro e pelo que se viu, começa mal. A ignorância é de facto muita e iniciar diálogos destes sem a presença da Geologia é pobre no mínimo.
Continua-se a não começar pelo princípio, a montante de lógicas viciadas, continua-se a construir pelo telhado, como se a realidade estivesse suspensa. (Será!?) Talvez seja algo mais a estar literalmente suspenso, que não as casas, as ruas, as infraestruturas...

Saber onde colocar e o quê de modo a evitarem-se/mitigar Sismos, Deslizamentos de terras, Cheias ou "tão só" recuperar Saúde e Bem-Estar, p.ex. com a introdução de zonas húmidas cidade adentro, passa por determinar onde procurar e o que fazer com essa informação.
Trata-se de Inteligência e Gestão Integrada do Território e dos Recursos Naturais, afinal tudo o que nos sustenta e que deveríamos saber conservar e optimizar. E essa Administração não se faz sem os profissionais efectivamente capazes de ler e entender os sinais da Terra.
Já vimos o que se pode esperar de equipas técnicas e de políticas inadequadas. Até quando, e de que evidências precisamos ainda para alterar o rumo desastroso que nos trouxe aqui?!
Que não se preocupem os homens do Progresso Desenfriado, apesar das regras poderem mudar haverá sempre trabalho! Talvez um pouco mais exigente é certo, menos lucro fácil e rápido também, mas haverá sempre que fazer! Apenas que desta vez terá que ser BEM feito! Pode ser?!
Ou a Reabilitação trará apenas uma toxicodependência reincidente... Mais uma!

Sem comentários:

Enviar um comentário