sábado, 25 de julho de 2009

Dar de beber ao país, de forma simples, barata e eficaz. Mas... Isso interessa?


Reconhecer a Mudança é Ganhar a Sustentabilidade
O link que deixo (ao clicar do título), existe apenas para provar àqueles, de entre nós mais cépticos, de que é possível, a Vida acontecer num só dia... Quero assim dizer, que é possível Mudarmos a face dos acontecimentos, que está nas mãos, de todos! Basta levantá-las! Não apenas para assinalar a nossa concordância ou não, mas para fazer acontecer pela nossa iniciativa e, com exemplo, sugerir e ajudar outros a entender, ou apenas a parar um pouco para pensar no que pode ser realizado - que é tanto, infindável até, porque a Vida e a Inteligência oferecem sempre alternativas. Alguém nos tem atirado areia para os olhos ou tapado o Sol com uma peneira, como preferirem, porque também aqui as possibilidades são muitas...
Foi o que se passou numa pequena localidade australiana, ao reflectirem sobre um caso do seu quotidiano próximo - a intenção de explorar um aquífero ("lençol" de água) local, água que iria ser engarrafada num sítio distante para depois regressar até a essa localidade - percorreram mentalmente todo o circuito da "coisa", do desperdício ( também designado por cadeia de valor, para o comércio mais puro e duro) e, concluíram... Do absurdo!
Pessoalmente admito quase sempre existir espaço a uma solução intermédia - o engarrafamento para "exportação" e o consumo em vidro para reutilização local-, mas o importante é perceber que:

- é de um negócio de plástico com alguma água dentro que se trata.
- do incomportável que se torna a reprodução de modelos de exploração deste tipo, especialmente quando somos 6 Biliões já!
- da existência de alternativas, que não são extremistas mas, realistas!
- Da capacidade de MUDANÇA! E, EM TEMPO ÚTIL!

E em jeito de reflexão pergunto: Porque razão há-de acontecer sempre lá fora primeiro?
Porque não poderemos ser nós a liderar de quando em vez?

Propõe-se assim uma Campanha não para proibir mas para incentivar uma Boa Prática e a Protecção do património Água como consequência, positiva! A saber:

Identificar e colocar no mapa sítios com pontos de água (existentes ou a instalar) públicos! Quer em zonas urbanas quer ao longo de estradas, auto-estradas, caminhos...

Tratar com as entidades territoriais responsáveis da implementação de perímetros de protecção (que a lei prevê, e antes dela o Bom Senso!) e infraestruturas necessárias para o acesso e abastecimento.

Sim! É possível! E não é uma questão para daqui a anos, nem são precisos milhões ou Programas Específicos suportados por dispendiosas campanhas de marketing.

Vontade e Práxis! De Todos e, para Todos! Portugal Líquido já!

(...antes que se esgote/contamine, e nos venham depois vender água de caríssimas centrais dessalinizadoras, água cara e péssima! Fica o Aviso)

* A água subterrânea apresenta uma qualidade superior comparativamente às águas de superfície, sempre que protegidas de agressões resultantes de actividades humanas desadequadas como errados posicionamentos geográficos de indústrias; rejeição e não tratamento de efluentes em zonas de recarga de aquíferos, etc...

** O vidro, especialmente o colorido, garante uma pureza e inocuidade que o plástico não assegura - havendo até perigos associados à libertação de substâncias químicas prejudiciais, que afectam sobretudo o sistema hormonal em crianças.

1 comentário:

  1. Gostei João Carlos. O raio da politica mete-se em tudo neste país. Até em questões importantes, como as ambientais

    ResponderEliminar